AquilaRH – Recrutamento e Seleção

Recrutamento e Seleção Especializado

O que é

Trata-se de um Processo inteligente e estratégico muito usado por grandes companhias para serem mais assertivos em suas contratações com menor tempo possível de busca do profissional, mas com as melhores competências técnicas e comportamentais, além de suas experiências – Talento novo com visão que apresenta resultados. 

Esse método de Recrutamento e Seleção vai permitir um filtro dos melhores candidatos para ocuparem as vagas estratégicas de sua empresa.  Por meio de testes diferenciados e entrevistas por competências, serão avaliadas as competências técnicas e comportamentais de um potencial candidato.  Em resumo essa solução (Recrutamento e Seleção) é responsável por rastrear, despertar o interesse, selecionar e por fim contratar o “candidato ideal” ou mais próximo possível das necessidades da contratante.

Quando não se investe um tempo de qualidade para realizar contratações assertivas, além do desgaste emocional, tempo, recursos, toda empresa está passível de consequências como:

• Causar falhas nas competências
• Comprometer todo planejamento elaborado
• Comprometer resultados
• Causar imparcialidade profissional
• Stress e problemas de relacionamento com a equipe
• Improdutividade
• Entre outros diversos problemas

Tipos de Recrutamento

Podem ser realizados de duas formas: Interno e Externo

• Interno – ocorre dentro da própria empresa, aproveitando os colaboradores mais ousados ou que detenham uma visão constante de crescimento e “empoderamento” em poder conseguir estar em novos desafios e capacitado para isso. É claro que serão realizados testes e analisados perfis de equivalência ao mercado externo quanto a qualificação profissional e salários. Mas em suma é aproveitar profissionais dentro da empresa que já conhecem e atuam em conformidade com a Política Interna, metodologia de atuação, entre outras características da empresa.

– valorizar e reconhecer o potencial da equipe interna
– despertar e desenvolver talentos novos
– flexibilidades e ajustes de custos
– motivar plano de carreira interno
– entre outras  

• Externo – geralmente o mais solicitado pelas empresas, que se trata de buscar o profissional no mercado, seguindo todos critérios já mencionados anteriormente, que envolvem suas qualificações, habilidades, assertividades, projetos elaborados e resultados, além das ferramentas e testes aplicados. Para somente então ser direcionado à empresa para entrevista final.

Fatores positivos para essa escolha:

– “Sangue novo” com novas ideias e estratégias
– troca de experiências – visão diferente, cabeça diferente
– desafio/motivação novo(a)
– agregação capital intelectual a empresa
– gerar maior competitividade, não rivalidade
– entre outros

Fale Conosco

Open chat